terça-feira, 12 de maio de 2009

6 Meses!

Ontem à noite, ao tirar a O. do berço para sua mamada noturna antes que eu me deitasse, fui surpreendida por uma reclamação. Não procurou o seio avidamente como de costume e, quando eu a posicionei para mamar, ela sugou um pouco e logo choramingou novamente, com os olhos fechados num mal humor típico de quem está com sono.

Dormiu até mais tarde hoje de manhã, acordou às 6h30. Meia hora à mais que já fez a mãe se sentir como se tivesse dormido a manhã inteira!

Será esse comportamento um sinal de que a mamada noturna chegou ao fim? Assim, sem crises, sem reclamações?

Os primeiros três meses foram bastante puxados por conta das mamadas a cada 2, 3 horas. Mesmo assim, a O. nem chorava, eu só escutava ela lambendo as mãozinhas avidamente e já sabia que estava com fome! Terminava de mamar já em sono profundo, demonstrando muito cedo já saber a diferença do dia e da noite desde a segunda semana de vida... Era lindo ver o biquinho que fazia quando estava saciada, jogando o corpinho pra trás!

Mais tarde, reduziu para duas mamadas apenas durante a noite, quando eu passei a dormir melhor. Lembro que eram por volta de duas e cinco da manhã, muitas vezes eu mesma acordava antes dela, uns 10, 5 minutos, numa sincronia incrível!

Quando passou a mamar apenas uma vez por noite, lá pelas 2h00, resolvi interferir. Passei a amamentá-la às 23h30 regularmente e ela não acordava mais, até as seis da manhã. Era o fim da livre demanda noturna, para melhoria do humor da mamãe...

E esta noite, quando ela recusou a mamada, senti um nó na garganta. Caiu a ficha de que uma fase importante estava se encerrando e outra começando. Interessante acontecer na véspera de completar 6 meses, meio ano de vida.

A cada dia que passa minha filhinha está menos dependente de mim. Está crescendo linda e sadia, aprendeu muito nessa sua curta e intensa vidinha. Ainda assim, vez por outra, chora por um colinho, como agora... Já vou, meu amor!

Um comentário: