As casas de parto são locais onde a mulher saudável e com gestação normal pode parir com tranquilidade, sem ter de ir a um hospital. São seguras e amplamente difundidas no mundo todo, principalmente nos países civilizados. O parto é assistido por parteiras , doulas e enfermeiras obstetrizes.
Nelas não há cesáreas: se durante o trabalho de parto se verificar que um procedimento destes é necessário, a mãe é transferida para um hospital, uma ambulância fica à disposição 24 horas para isso.
Para diminuir as altas taxas de cesárea no Brasil, o Ministério da Saúde vem insistindo junto às prefeituras que ampliem o número de casas de parto, já que elas realmente auxiliam a evitar as cesáreas desnecessárias e permitem um modelo de parto digno para as mães de baixa renda.
No entanto, as casas de parto, embora ainda sendo muito poucas no Brasil, estão sempre sendo perseguidas por alguns setores médicos, que vêem nelas uma ameaça ao filão que é o parto ho$pitalar.
Atualmente, a bola da vez é a Casa de Parto de Realengo, no Rio de Janeiro. Por isso, várias entidades interessadas em defender as casas de parto estão pedindo assinaturas para uma moção de apoio às mesmas e para garantir a manutenção da CP de Realengo.
Eu já assinei: http://www.partodop rincipio. com.br/conteudo. php?src=casadepa rto&ext=php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário