segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cesáreas desnecessárias...

Por mais que eu tente, não consigo evitar que as pessoas que mais gosto acabem tendo seus filhos por meio de uma cesárea desnecessária.

Eu insisto que elas se informem, mando textos, sites e afins mas na hora P... dá-lhe cesárea ganhando de goleada! Será possível que todas as mulheres brasileiras tenham perdido a capacidade de parir normalmente?

Achei um texto hoje que teria me ajudado muito nessa inglória luta, eu acho. É um resumo dos principais mitos que levam o parto de uma mulher saudável acabar numa cesárea:

http://www.partodoprincipio.com.br/conteudo.php?src=mitos&ext=html

Informação nunca é demais para diminuirmos a triste estatística dos partos brasileiros, uma verdadeira aberração, infelizmente...

Um comentário:

  1. Putz, Pati acho que este texto ajuda sim, mas não basta pra convencer as mulheres. Até porque essas justificativas para cesáreas são apresentadas no final da gravidez, quando não só a mulher está mais fragilizada, como também falta coragem e segurança para enfrentar seu médico que lhe é a referência de segurança neste momento.
    Além disso, entendo que é realmente difícil acreditar que é necessário lutar muito para conseguir algo que é tão natural.
    Outra coisa que conta é que as pessoas normalmente se preocuparam na esc0lha do médico..aí chegamos nós, que oficialmente nada entendemos de parto e começamos a contar uma história bizarra de que o homem/mulher em quem ela tanto confia está só esperando o momento certo para passar-lha a faca...
    É difícil de engolir, né?
    Então, infelizmente, para conseguirmos convencer gestantes de que o mar não está para parto normal, somente se ela estiver aberta à este tipo de discussão ou se ela estiver cercada de exemplos de cesarianas...aí tem que apelar para o bom censo, algo como, já reparou que todas suas amigas pariram por cesariana? Você realmente possível que tantas sejam necessárias? Se fossem a humanidade não estaria aqui, estaria?
    Isso é claro, se ela estiver disposta mesmo a lutar por seu parto.

    ResponderExcluir